Você já pensou sobre isso? Vem refletir comigo!
- Psicóloga Ariane Gonçalves

- 9 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
O apoio de uma amiga (o) em um período conturbado pode, sem dúvidas, exercer uma função de ajuda em um momento difícil, assim como praticar um esporte, ouvir sua playlist favorita, sair para se divertir, viajar e etc.

Entretanto, a psicóloga (o), em sua prática, faz uso de conhecimento científico e intervenções técnicas. A Psicologia disponibiliza métodos e ferramentas adequadas que foram cientificamente desenvolvidas por médicos, filósofos e grandes estudiosos. Propiciando então a análise de problemas; dispõe, também, de técnicas estruturadas para identificar e intervir no que é apresentado durante a sessão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ressalta-se que a “intervenção do psicólogo é intencional, planejada e feita com a utilização de conhecimentos específicos do campo da Ciência” - (Bock, 2002).
Desta forma, fica clara a diferença entre um desabafo com um amigo (a), que não faz uso de técnicas cientificas, não sabe intervir, identificar ou modificar comportamentos e pensamentos disfuncionais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não podemos esquecer que a Religião também pode ser utilizada como forma de amparo e melhoria na qualidade de vida, assim como a Ciência para outros. Porém, não podemos de forma alguma, comparar ou confundir estas alternativas com a função terapêutica de uma psicóloga (o).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por fim, vale lembrar que a Psicologia tem todo um contexto social e histórico, se desenvolveu e continua se desenvolvendo e aprimorando diversas técnicas, sendo considerada cientificamente.
Hoje, a Psicologia possui mecanismos próprios que atuam na obtenção de dados sobre a atuação e funcionamento do cérebro; existem inúmeros os testes psicológicos, técnicas de observação, entrevistas estruturadas, dinâmicas de grupos entre outros.
O que achou da reflexão?





Comentários