Vem saber o por que desta escolha!
- Psicóloga Ariane Gonçalves

- 9 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Da série: “Começando pelo começo”, gostaria de trazer à tona o que me motivou a escolher entre tantas áreas da Psicologia a ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL.

Durante toda minha vida, principalmente na adolescência, passei por situações nas quais me senti perdida em relação ao meu lugar no mundo, questionei-me diversas vezes sobre qual seria meu propósito como pessoa e/ou futuro profissional.
Esse questionamento sempre me gerou um profundo incômodo porque ao longo de toda caminhada nunca tive alguém com conhecimentos e habilidades que ajudassem a “me encontrar”.
Depois de muito refletir sobre tais questionamentos, decidi começar algo novo, sair da tal zona de conforto e assim o fiz. Sempre pensei em Psicologia, mas na época trabalhava em uma empresa que os profissionais de Administração eram promovidos com mais facilidade. Só enxerguei isso, não olhei nem para os lados e fui com tudo, esquecendo uma das coisas mais importantes: eu tenho pavor de matérias com cálculos... Resumindo, investi toda grana que tinha e mesmo assim no segundo período do curso de administração tive que trancar por perceber que não era de fato o que gostaria para meu futuro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Senti-me frustrada e perdida, culpando-me por ter “errado”. Porém, como estava obstinada a sair da zona de conforto, corri atrás e comecei a faculdade de Psicologia, desde as primeiras aulas amei o curso, era de fato o que queria para mim. Entretanto, imprevistos acontecem e nem sempre estamos preparados... Precisei me mudar no meio da graduação e então pedi transferência (de novo, sem olhar nem para os lados), e com essa transição impensada acabei postergando um ano a mais devido a diferença na grade curricular.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Foram erros “bobos”, sim eu sei, contudo, há pessoas que desistem diante de situações como estas. Felizmente, é de mim ser persistente... Concluindo, diante de tudo isto, decidi desempenhar na vida das pessoas o que faltou na minha - planejamento, orientação e assertividade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Escolhi e estabeleci como meu propósito ser guia de começos, um agente na transformação de vidas!





Comentários